Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Aeroporto de Jericoacoara deve receber homologação até a próxima semana
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Aeroporto de Jericoacoara deve receber homologação até a próxima semana PDF Imprimir E-mail
Qui, 18 de Maio de 2017 16:31

Com previsão para ser inaugurado no mês de junho pelo Governo do Ceará, o Aeroporto do Pólo Turístico de Jericoacoara, localizado no município de Cruz, está prestes a receber a certificação do equipamento junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos regulares comerciais. O aval vai depender do resultado da visita técnica realizada nesta quarta (17) e quinta-feira (18) por técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Segundo o assessor de infraestrutura aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), Coronel Paulo Edson Ferreira, a visita foi um sucesso e o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) já adiantou que não há nenhuma notificação a ser feita nas inspeções realizadas neste dois dias, e a homologação do espaço aéreo deve ocorrer até a próxima semana.

Na visita, os técnicos realizaram voo de inspeção para homologação do Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (Papi). Além disso, deve ser homologado ainda, a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo – EPTA e o RNAV, procedimento responsável por fornecer aos pilotos a trajetória por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea, além das rotas de aproximação para pousos e decolagens com operação de instrumentos (IFR) em SSVV em qualquer condição de tempo.

O terminal aeroviário espera apenas a certificação para dar início a operação comercial. O equipamento já tem voos marcados pela companhia aérea Gol, para o dia 24 de junho, e pela Azul, para o dia 1 de julho. A Latam também manifestou interesse em operar no Aeroporto de Jericoacoara. A empresa deve fazer uma visita nos próximos dias para inspecionar o local.

O aeroporto foi projetado para ser um dos principais vetores do turismo no Ceará, e incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtar o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas para apenas uma hora, tornando a viagem mais cômoda e barata pois, atualmente, são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas.

Assessoria de Comunicação do DER
Fone: (85) 3101-5788
E-mail: ascom@der.ce.gov.br
Twitter: @der_ce
Facebook: derceara

 

Calendário

Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30